segunda-feira, 24 de maio de 2010

Por quê? Por quê? Por quê?



Ontem, dia 23 de maio, tive o prazer de reencontrar uma grande amiga minha, e também escritora, Flavia Côrtes. Fui convidado e fiz presença na tarde de autógrafos de seu novo livro infantil "Por quê? Por quê? Por quê?", publicado pela Zit Editora. Com ilustrações de primeiríssima qualidade da ilustradora Sandra Ronca, o livro chama a atenção do público através da simplicidade e carisma que a personagem principal passa ao tratar da curiosidade normal que a idade lhe apresenta.
Publicado com uma qualidade digna de "best-seller", o livro traz a estória de um menino bastante curioso que quer saber o "por quê" de tudo, incluindo o "por quê" do "por quê" (como narra a autora logo nas primeiras páginas).

Foi uma tarde gratificante, mais ainda por se tratar de um evento dedicado ao talento de uma grande amiga a quem tive o prazer de rever juntamente com o seu marido e suas filhas. Comprei com alegria o meu exemplar que foi autografado com dedicatória ao meu filho que estava comigo e "devorou" o livro ali mesmo, na livraria.

Recomendo "Por quê? Por quê? Por quê?" como um livro obrigatório para os pequenos leitores que já sabem ou que estão começando a se enveredar pela leitura. Recomendo até para nós "adultos" que adoramos dizer que este livro é somente "para crianças". Leia, divirta-se e lembre do tempo em que você também fazia essas perguntas. Se você possui filhos, filhas, sobrinhos, afilhados, netos, netas, adora o(a) filho(a) da vizinha como se fosse seu filho(a), compre, dê de presente, incentive os "pequenos" a ler, leia. O mundo avança sempre, não por causa das respostas, mas sim pelo poder das perguntas.

Título:   Por quê? Por quê? Por quê?
Autora: Flávia Côrtes 
Ilustrações: Sandra Ronca 
EditoraZit Editora

6 comentários:

  1. São as perguntas que movem o mundo meu caro Marcchi; não as respostas.
    Sempre bom te ler. Mesmo quando se referes ao trabalho de outrem.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo Poeta obrigada pelo convite adorei re-encontrar-te!

    Visitarei sempre podes crer , teu blogger tem perfume de flores... muita poesia e musica!

    um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Roberto
    estava com pouco tempo, mas me lembrei do seu convite....
    Belo e exemplar Blog.
    quanto a este livro é utilissimo pois ao questionarmos os porquês das crianças e com as crianças, também estamos aprendendo a inteirar-se de espaços diferentes, mas util em todas as idades.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Existe tantos porques nessa vida... A curiosidade do mundo é a sabedoria dos sabios. Beijuss

    ResponderExcluir
  5. Este relato me fez lembrar um diálogo que tive há algum tempo com meu pai. Perguntei a ele como eu era quando criança. Ele me respondeu: "o tempo todo você queria saber o "por quê" das coisas".
    Penso que esta curiosidade infantil tenha uma pitada de simplicidade e encantamento por tudo que nos cerca (o que nos atrai, temos a necessidade de conhecer melhor), e que não deveria deixar de existir quando nos tornamos adultos.
    Abraçosssss a todos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, meu amigo querido. Você, como sempre, muito generoso. Fiquei imensamente feliz em te rever e conhecer sua linda família.
    Certamente que estarei em seu lançamento. Já li a sinopse e adorei. Estou ansiosa para ler o livro todo. É uma alegria poder te ver batendo asas por este mundo do literário.
    Um beijo enorme no teu coração.

    ResponderExcluir