quarta-feira, 7 de abril de 2010

Você quer escrever um livro?



Olá amigos. Se me permitem gostaria de ajudar com um pouco da minha experiência pessoal. Para isso criei um pequeno roteiro que sigo e acho importante para todos os interessados em ver seus originais publicados um dia. Vamos lá:

1- Leia, releia e releia novamente seu original com o cunho extremamente crítico. Procure erros de grafia, acentuação, concordância e tudo o mais. Retire e/ou modifique frases ou parágrafos "soltos" (aqueles que não fazem sentido nenhum e/ou não acrescentam em nada à sua estória). Busque as formas corretas de escrever. Somos todos falhos e nossa língua é muito rica e detalhada. Uma simples vírgula pode eliminar ou criar uma interpretação que não desejamos.


2- Dê para seus amigos e parentes uma versão impressa de seu original para que eles leiam e critiquem. Deixe-os à vontade para fazerem TODAS as críticas que quiserem (todas mesmo!!). Você como autor deve estar preparado para receber e filtrar as críticas boas e ruins e saber discernir o que é bom ou não para você e sua obra. Esse é um enorme exercício para o ego e você não deve se decepcionar e/ou exaltar com o que (ou de quem) vai ouvir. Nem todos vão gostar de seu modo de escrever ou de sua estória.

3- Registre sua obra. Nunca envie seu original antes de registrá-lo. É barato, simples e você ficará resguardado segundo a lei de direitos autorais. O registro deve ser feito na Biblioteca Nacional na sua sede no Rio de Janeiro ou em um de seus postos estaduais. Para maiores informações veja o endereço http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28.

4- Visite as livrarias buscando livros que estejam na mesma linha editorial que a sua obra. Copie o nome, endereço e site das editoras que os publicaram. Faça isso a fim de obter o endereço de, pelo menos, 20 (vinte) editoras diferentes. Você também deve fazer uma busca na internet por editoras com as palavras-chave: "editora", "novos autores", "envio de originais" e o estilo do seu original como por exemplo "ficção", "romance", "policial", etc. Depois que você tiver sua lista, visite o site de cada editora a fim de se informar sobre o período que cada uma estará aceitando originais, a forma como você deve enviá-lo, o prazo para avaliação e a forma de publicação que a editora oferece. Cada editora trabalha de uma forma própria e algumas exigem inclusive o registro da obra na Biblioteca Nacional.

5- Antes de enviar sua obra para as editoras, faça uma sinopse da obra e um mini currículo seu com seus dados de contato. Essa sinopse e mini currículo devem ocupar no máximo 1 página e, para as editoras, será muito importante no processo de avaliação da obra além de demonstrar que o autor tem bom senso e conhece sua obra o suficiente para resumí-la eficazmente em uma sinopse.

6- JAMAIS, NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA fique ligando ou enviando e-mail's, que não foram solicitados, para a(s) editora(s). Durante o processo de avaliação os profissionais estão com a agenda lotada, trabalhos mil a executar além de terem de fechar a pauta de publicações do ano. Não adianta de nada o autor (que vai estar em cólicas para saber se o seu original foi ou será aprovado) tentar saber o que está acontecendo à sua "cria". Lembre-se, você não é o único a enviar originais e, assim como você, vários outros autores que escrevem tão bem ou melhor do que você também estão aguardando uma resposta. Essa atitude só atrapalha e prejudica sua imagem.

7- De repente, não mais do que de repente, uma editora resolve apostar em seu original e lhe manda um contrato para assinar. Que delícia!! Meses, às vezes anos de batalha foram enfim recompensados. Mas espere! Antes de assinar você DEVE LER todo o contrato!! Claro que isso não será um problema para você certo? Afinal, como escritor, é premissa você ser um bom leitor. Tenha do seu lado a lei 9.610 que rege os direitos autorais (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm) para que você possa saber quais seus reais direitos e deveres frente ao contrato que está para assinar.

8- Depois de assinado o contrato, lembre-se: JAMAIS, NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA fique ligando ou enviando e-mail's, que não foram solicitados, para a editora. O editor não é seu agente e não tem só você como autor da casa e por isso, a partir desse momento, ambos possuem um contrato que possivelmente explicita as etapas e/ou o prazo para publicação do seu livro. Além disso, caso não esteja explícito em contrato e conforme você deve ter lido (você leu não é???), a lei de direitos autorais trata do prazo obrigatório da editora para a edição da obra (Art. 62 e parágrafo único) e da edição e número de exemplares (Art. 56 e parágrafo único).

9- Por fim, curta muito sua obra publicada. Depois de tanto trabalho, comemore mais uma etapa vencida. Mas essa não é a última etapa!!! Você como autor tem que ajudar na divulgação da obra. Chame os amigos e familiares (que leram seus originais e os que não leram também) e, junto com a editora, promova algumas tardes/noites de autógrafos. Participe de tantos eventos quantos lhe forem possíveis e aceite convites de debates e rodas de leitura. Esteja sempre receptivo às perguntas (muitas vezes repetidas). Receba a todos que vem até você com um enorme sorriso e seja gentil. Aceite as críticas e saiba ouvir. Esse é o momento de você cativar o público que poderá, quem sabe, fazer de você uma celebridade literária.

10- Prepare-se!! Se o primeiro livro for bem sucedido, o seu público exigirá uma nova obra.

3 comentários:

  1. "Show de bilheteria", rsss, este é o cara. Boa sorte na sua caminha, uma ótima semana para você, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vlw, parceiro. Chegou em boa hora.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Essas dez dicas me foram e certamente serão de muita valia. Gratíssimo e obrigado pelo convite para a visita. Está ótimo o blog.
    Sucesso

    ResponderExcluir